quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Começo de conversa


 

A inspiração para criar o blog, na verdade, veio do desejo de compartilhar algumas coisas interessantes que vi no livro 100 Things every designer needs to know about people, de Susan M. Weinschenk, que é Ph.D em Psicologia. Um livro que trata da psicologia do design, dando dicas para os designers de como as pessoas veem, leem, se lembram, pensam, etc. Conhecer melhor como as pessoas são, sentem e se comportam pode ajudar os designers a projetar melhor os sites, os cartazes, as revistas que serão lidos e observados.
Algumas colocações da autora, eu já havia visto em outros livros, mas consegui entender mais adequadamente alguns dogmas do design gráfico. Pra quem lê bem em inglês, vale a pena comprar o livro. Os demais podem se valer das minhas postagens. Não prometo uma tradução integral, mas pequenas doses de conhecimento.

Colocar tudo em caixa alta dificulta a leitura

Vi esta afirmação em diversos livros de design, mas nunca encontrei uma explicação “científica” para isto.
A leitura se processa através do reconhecimento da forma das palavras e dos grupos de palavras. Palavras grafadas com caixa alta e baixa têm formas diferenciadas, enquanto aquelas, só com caixa alta, têm formas mais regulares.
A explicação parece plausível, mas não totalmente adequada. Não há pesquisas que comprovem que a forma das palavras torna a leitura mais fácil ou mais difícil. O que se comprovou é que nós realmente lemos palavras em caixa alta mais lentamente, mas isto ocorre porque a maioria dos textos, que entramos em contato, usa uma mistura de caixa alta e baixa. Portanto, como estamos acostumados com textos em caixa alta e baixa, a leitura ocorre com mais facilidade.
É bom lembrar que, pelas regras difundidas na era da comunicação digital, letras em caixa alta podem ser entendidas como se estivéssemos gritando.

Dica:

Use palavras e frases em caixa alta com moderação, de preferência em títulos apenas. Evite textos longos com todas as letras em caixa alta.



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