sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ver e perceber

De um modo geral, acreditamos que, quando estamos olhando o mundo a nossa volta, nossos olhos estão enviando informações para nosso cérebro, que processa estas informações e nos dá uma experiência real do que está lá fora. Mas, na verdade, o que resulta em nosso cérebro não é exatamente o que nossos olhos vêem. Nosso cérebro está constantemente interpretando tudo que vemos. Na figura abaixo, a maioria das pessoas vê um triângulo com linhas pretas no fundo e um outro triângulo branco,  de ponta cabeça, sobre ele. Fisicamente isto não é o que está lá.  Na realidade, o que existe são linhas simples e círculos parciais. Nosso cérebro cria a forma do triângulo branco, porque isto é o que o cérebro espera que esteja lá. Este tipo de ilusão é chamado de Triângulo de Kanizsa, um pesquisador italiano que desenvolveu estudos sobre percepção, por volta de 1955.

Nosso cérebro cria atalhos para que possamos, instantaneamente, fazer com que o mundo ao redor tenha sentido. Nós recebemos milhões de estímulos a cada segundo (aproximadamente 40 milhões) e nosso cérebro tenta fazer com que todas estas informações tenham sentido. Baseado na nossa experiência passada, o cérebro tenta advinhar tudo que enxergamos. Na maioria das vezes isto funciona, mas algumas vezes pode causar erros.

Podemos  influenciar o que as pessoas vêem, ou pensam que vêem, usando formas e cores. As figuras abaixo mostram isto:



Dicas:

O que  as pessoas vão ver no material gráfico que você está criando, depende da experiência, do conhecimento e das expectativas que estas pessoas possuem. Pense nisto quando estiver trabalhando em algo.

Você pode persuadir as pessoas a verem coisas de uma certa maneira. Isto vai depender de como essas coisas são apresentadas.

Fonte: Weinschenk, Susan M. 100 Things Every Designer Should Know About People. California: New Riders, 2011.


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